A Comissão de Meio Ambiente recebeu, nessa quarta, representantes do Governo Estadual e de outras entidades para apresentar algumas das ações ambientais que vêm sendo realizadas em Pernambuco. O evento faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, celebrada no início deste mês.
O secretário estadual da pasta, Sérgio Xavier, apresentou as estratégias para promover o desenvolvimento sustentável em Pernambuco. Ele ressaltou que o foco na economia e na inovação é fundamental para melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente. “Criar uma nova economia que evite as emissões dos gases que provocam o aquecimento global e as mudanças climáticas exige conhecimento, exige capacitação e, com certeza, muita inovação, ou seja, fazer diferente.” O secretário também destacou as principais ações realizadas pelo Governo, como o aumento de áreas de proteção ambiental, investimentos em energia eólica e a experiência de gestão planejada em Fernando de Noronha.
Já a Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, localizada no Recife, apresentou o Projeto Mundo Verde. O representante da instituição, professor Augusto Dornelas, explicou que os estudantes são incentivados a usar a criatividade para transformar o lixo do colégio em objetos de decoração. Ele destacou a importância de conscientizar os estudantes. “Esse aprendizado eles estão levando para fora da escola, inclusive os alunos que entram no projeto já saem com outra mentalidade, outra formação. Aí eles incentivam outros alunos a fazerem e a tomar atitudes também e de forma sustentável.”
Outras entidades, como o Ibama, o Sesc Pernambuco e o Instituto Raízes também apresentaram ações de sustentabilidade corporativa, responsabilidade social e de preservação ambiental. O presidente da Comissão, deputado Zé Maurício, do PP, fez um balanço encontro. “Tudo isso é um conjunto de atores para que cada vez mais o estado de Pernambuco possa dar a sua contribuição para o meio ambiente com sustentabilidade. A gente também está fazendo a juventude a acordar para o meio ambiente. Então eles precisam observar esse debate e começar a entrar na discussão.” Também participaram do encontro a deputada Socorro Pimentel, do PSL, e Henrique Queiroz, do PR.